O Fractal tem a capacidade de criar soluções de acordo com a realidade que a organização deseja conhecer. Uma dessas realidades, talvez a mais dinâmica e produtiva existente em qualquer organização, na maioria das vezes, contudo, pouco explorada, é a capacidade de criação e desenvolvimento do conhecimento a partir do desempenho de seus colaboradores.
É o chamado Capital Humano. O principal ativo de uma organização.
As pessoas, com suas habilidades, conhecimentos, ideias e comprometimento, são significativamente importantes para o sucesso organizacional. É através delas que ocorrem os comandos, as execuções, os controles de atividades e processos, as soluções de problemas, as decisões.
Na tessitura organizacional, é gerado um conhecimento imanente, exclusivo de cada pessoa que compõe uma organização. Esse Capital Humano não deve ser desperdiçado, pelo contrário, deve ser capturado, codificado e compartilhado da forma mais ampla possível entre os colaboradores.
O Capital Humano não está sozinho, não está isolado. O Capital Humano está dentro de um contexto. Contexto este denominado Capital Intelectual.
Além do Capital Humano, o Capital Intelectual aborda também, o Capital Estrutural.
O Capital Estrutural, nada mais é do que a estrutura necessária para que o Capital Humano seja armazenado e compartilhado entre todos os colaboradores de uma organização. É a sistematização do conhecimento absorvido pela empresa.
Portanto, o Capital Intelectual é gerado a partir da junção do Capital Humano com o Capital Estrutural.
Manter um fluxo de comunicação de duas vias por meio do qual os colaboradores possam se expressar e contribuir para construção do Capital Intelectual da empresa é essencial. Desta forma, o conhecimento é adequadamente compartilhado em todos os níveis e dimensões da companhia, favorecendo a construção de equipes mais produtivas e preparadas, objetivando alcançar cada vez mais melhores resultados.
Levando todos esses conceitos e informações para o mundo FRACTAL, o FRACTAL SYSTEM é capaz de envolver todos os aspectos referentes ao Capital Humano na organização, avaliando-os, integrando-os e preservando-os.
Dentro da realidade do Capital Humano de uma organização, o FRACTAL funcionaria como um Capital Estrutural, no qual cada reunião, cada atividade, cada processo de colaboradores, cada conhecimento adquirido na relação com clientes e todos os outros componentes que envolvem o Capital Humano, seriam armazenados, preservados e, principalmente, COMPARTILHADOS.
Suponhamos que tenham sido realizadas, em um período anual, cerca de 1.000 reuniões em uma organização. Ao final de cada reunião, o líder/condutor da reunião irá, dentro do Fractal, nomeá-la e preencher, de forma resumida, requisitos como: o ponto/problema que ocasionou a reunião, os participantes, as ideias que foram levantadas e soluções definidas. Ao final do ano, o usuário-gestor tem a possibilidade de gerar relatórios, por exemplo, de todas as soluções definidas em cada reunião, ou qualquer que seja a parametrização que o usuário-gestor queira realizar.
O Fractal System, a partir da construção do modelo conceitual, permite ao usuário-gestor parametrizar especificamente QUALQUER TIPO de relatório sobre o Capital Humano de sua organização.
Os novos conhecimentos originados podem ser utilizados para a criação e adequação dos procedimentos e processos da empresa, sistematizando o pensamento e desenvolvendo ideias que serão de propriedade da organização, gerando VANTAGEM COMPETITIVA.
Por isso, em ciência ao realizar-se uma gestão do Capital Intelectual, cria-se um ambiente favorável para o aumento de produtividade e a criação de novas ideias e conhecimentos.
Além disso, mesmo que um colaborador se retire do ambiente organizacional, o conhecimento gerado por ele permanecerá, podendo ser utilizado por qualquer indivíduo que integre, futuramente, a organização.