A PARADIGMA S.A. – PROJETOS E SOLUÇÕES INOVADORAS foi constituída em 2010 com a missão de desenvolver um sistema que proporcionasse ao GESTOR adquirir e conservar conhecimento de todos os detalhes de sua organização, sem os complexos e onerosos sistemas de T.I., e ainda permitir que este conhecimento estivesse ao seu alcance com acesso a dispositivos móveis e em qualquer lugar do planeta. 

 

O DESAFIO

A implantação de sistemas de Business Intelligence, nas últimas décadas, revolucionou a tecnologia nas organizações com inovações que, diariamente, surpreendem o mercado.

Mas, nas organizações, ainda havia muito o que fazer, especialmente em relação à utilização de dados e informações de forma inteligente, rápida e segura. Percebeu-se nitidamente o que ocorria no mercado. Como vivemos na sociedade do conhecimento, alguns problemas que assolavam as organizações em escala mundial consistiam nos seguintes:

  • Como aproximar a Tecnologia da Informação ao Gestor de forma que a modelagem da solução atendesse às suas necessidades decisórias sem intermediação de profissionais que planilham ou tratam os dados/informações oriundos de sistemas especializados?
  • Como realizar modificações na modelagem da solução sem que estas demandassem mais atenção, tempo, esforço e recursos do que as atividades essenciais do próprio negócio da organização?
  • Como transformar dados e informações oriundas de levantamentos e/ou sistemas especializados em conhecimento imediato e em tempo real, possibilitando a tomada de decisões de forma instantânea?

Superar estes problemas eram os desafios assumidos pela PARADIGMA.

  • Permitir a Modelagem de uma Solução em tempo real, de acordo com as demandas do GESTOR.
  • Permitir as modificações do modelo em tempo real.
  • Qualificar os dados e informações inseridas na solução, permitindo a análise e simulações de modo imediato, ao tempo em que são informados ou capturados, possibilitando a tomada de decisões de forma instantânea.

 

A INOVAÇÃO

A Paradigma, focada nestes três pontos, desenvolveu o ambiente computacional, revolucionário, denominado Fractal System – Sistema de Inteligência da Informação.

[1] A MODELAGEM NO FRACTAL

Consiste em transformar, na prática, a VISÃO DO GESTOR em uma ferramenta de Tecnologia da Informação: neste caso, a tecnologia da informação deve estar subordinada ao GESTOR e não o contrário.

Reduzir a distância entre o GESTOR, que possui a visão mais ampla do negócio, e a T.I., que detém o conhecimento de construção de ferramentas informatizadas, era o desafio que foi superado através do Fractal System.

[2] MODIFICAÇÕES NA MODELAGEM

O segundo foco da inovação consiste em proporcionar os meios para que o sistema seja modificado, em tempo real, no decorrer de seu ciclo de vida, conforme as necessidades do GESTOR, preservando todas as informações, bem como os resultados dos indicadores e índices, relatórios e alertas das versões anteriores.

Por exemplo, considera-se cada vez mais inaceitável no mundo atual que uma pequena modificação na solução demande mais atenção, tempo, esforço e recursos do que as atividades essenciais do próprio negócio da organização.

[3] INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL PARA A TOMADA DE DECISÃO

Outro foco da inovação consiste em possibilitar que, após o desenvolvimento da solução e a sua efetiva implantação, os profissionais (pesquisadores, auditores ou colaboradores do próprio cliente) possam atualizar, através de levantamentos em campo, o sistema com dados, informações, fotos, documentos e vídeos, utilizando qualquer tipo de equipamento conectado à internet, ou através do uso de dados já existentes em sistemas especializados.

A partir do momento em que estas respostas/dados são preenchidas ou capturadas, o gestor/usuário pode utilizar imediatamente o sistema de forma on-line, realizando consultas, emitindo relatórios, recebendo alertas pré-configurados, bem como construir simulações com os indicadores e índices gerados automaticamente pelo sistema, sendo possível, ainda, criar Planos de Ação e Intervenção de forma on-line.

 

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

A PARADIGMA, ao longo do projeto de P&D, inspirou-se num modelo conceitual e acadêmico baseado na teoria do conhecimento, na lógica e na matemática avançada, aplicando o protótipo a situações reais e a qualquer objeto que possa ser modelado pela mente humana.

A PARADIGMA, com profissionais altamente especializados e com larga experiência em desenvolvimento de sistemas de informação, iniciou um amplo projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, recorrendo a especialistas de várias outras áreas, como: Filosofia, Administração, Economia, Matemática, Física, Estatística, Análise de Dados, Direito, Modelagem de Dados e Desenvolvimento de Projetos.

Os desafios dos profissionais da PARADIGMA eram enormes. Como a ideia e a solução já estavam delineadas, decidiu-se trazer várias corporações, de segmentos diversos, a nível nacional e internacional, para conhecerem e apresentarem suas demandas, suas dificuldades, suas necessidades, e, melhor ainda, suas ideias.  Assim, iniciou-se a etapa de convidar segmentos para conhecerem o Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da PARADIGMA, apresentando o protótipo da solução desenvolvida para a Secretaria de Educação da Prefeitura de Niterói, em 68 Escolas e 32 Creches, solução esta denominada “Sistema de Gestão da Rede Física de Escolas.”

Esta solução foi apresentada, com suas inovações, a várias organizações empresariais de diversos segmentos.  

A nível Nacional: 

  • Rede de Escolas (Governo do GDF – Governo do Distrito Federal);
  • Redes de Aeroportos (Infraero; ProAero, do Governo do Estado de Minas Gerais; DASP, do Governo do Estado de São Paulo);
  • Rede de Estações Metroviárias e Ferroviárias (Metrô e Supervia do Governo do Estado do Rio de Janeiro);
  • Rede de Hipermercados (Grupo Pão de Açúcar e Extra);
  • Rede de Lojas de Departamento (Grupo Leader);
  • Rede de Shopping Centers (BestCenter);
  • Rede de Estádios de Futebol (Estádios da CBF);
  • Rede de Acessibilidade do Direito da Pessoa com Deficiência (Estado de São Paulo);
  • Plano de Bacias Hidrográfica (Estado do Tocantins);
  • Rede de Postos de Combustíveis (Rede JB-RJ);
  • Rede de Quartéis da PM – Polícia Militar (PM do Estado de São Paulo).

A nível Internacional:

  • Rede Aeroportos (F.A.A. dos EUA; Aeroportos do Estado de Minnesota-EUA; Aeroportos do Estado do Alaska-EUA);
  • Gestão de Eventos Críticos (FEMA – Federal Emergency Management Agency, dos EUA – Agência Federal de Gestão de Emergências);
  • Gestão de Habitação (HUD – Departament of Housing and Urban Development – Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano);
  • Rede de Lojas de Departamento (Bloomingdale’s);
  • Rede de Arenas Olímpicas (COI – Comitê Olímpico Internacional).

 

CONCLUSÃO

O Fractal System é uma ferramenta que possibilita progressos ainda mais significativos, devido a sua estrutura avançada baseada na teoria do conhecimento, na lógica e na matemática avançada. Todavia, o processo de P&D, que a Paradigma traçou ao longo dos últimos anos, permite afirmar que hoje o mercado dispõe de uma moderna e efetiva ferramenta de INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO, não havendo similaridade com qualquer tecnologia existente.

É seguro afirmar, portanto, que as organizações que implantarem uma SOLUÇÃO-FRACTAL terão um grande diferencial a nível de GESTÃO.

 

A INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO trata dos desafios e oportunidades advindos da qualificação de dados na era da informação. Em um ambiente com grande oferta de dados, mas, efetivamente, pouca informação relevante e qualificada, saem na frente aqueles que souberem melhor cadastrar, recuperar, analisar, classificar, codificar, disponibilizar, armazenar, utilizar e consultar, tudo isso de forma on-line, o que é, de fato, essencial para o processo de tomada de decisão.

Copyright © 2019 Todos os direitos reservados | Paradigma S.A.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.