Fractal-System - Telas sistema de inteligência da informação

Apresentamos a forma geral de contratação dos serviços da ferramenta FRACTAL SYSTEM, um produto exclusivo da PARADIGMA S.A. – Projetos e Soluções Inovadoras.

O Fractal System é uma Tecnologia Inovadora de Inteligência da Informação, pela qual é possível construir Soluções Específicas de forma ágil e segura, disciplinando a Coleta, a Organização e a Consulta de Dados oriundos de qualquer objeto que possa ser conhecido pelo ser humano e ainda proporcionando à Organização contratante Informações Inteligentes e todos os benefícios decorrentes.

Uma Solução-Fractal consiste em um mais Sistemas Integrados criados a partir do Fractal System e disponibilizado em computação na nuvem seguindo o modelo SaaS – “Software as a Service ou Software como um Serviço”. Este modelo foi escolhido pela Paradigma por sua segurança, simplicidade, agilidade e alta acessibilidade para a Organização.

Apresentamos a seguir a forma de contratação focada em projeto de prestação de serviços.

1 – PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

2 – A SOLUÇÃO-FRACTAL

3 – O PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

4 – A CONTRATAÇÃO

A etapa inicial da negociação com o cliente consiste na aprovação de dois documentos que serão partes integrantes da contratação do FRACTAL SYSTEM:

DOCUMENTO-1 ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS E DAS FUNCIONALIDADES DA SOLUÇÃO-FRACTAL Deverá conter as especificações dos requisitos e das funcionalidades que a organização-contratante encontrará na Solução-Fractal no decorrer da execução do contrato.

DOCUMENTO-2 PLANO DO PROJETO PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Constitui o detalhamento do projeto de execução dos serviços com base nos seguintes requisitos gerais: gestão do projeto; infraestrutura para execução dos serviços; atividades; produtos; responsabilidades; assistência técnica; cronograma de atividades, de produtos e financeiro; comunicação; treinamento dos usuários; monitoramento e assessoria técnica.

O que é uma Solução-Fractal

O Fractal System consiste em um ambiente computacional que oferece suporte a construção de sistemas integrados, elaborados a partir da modelagem do objeto de interesse da organização segundo o ponto de vista do gestor.

Cada sistema criado representa uma “solução completa”, privativa e de acesso exclusivo à organização contratante. Em termos gerais, o produto resultante possui as seguintes características:

  1. Sistema de Informação completo disponibilizado em computação na nuvem, com todas as funcionalidades para diagnóstico e análise de dados; construído segundo as especificações do modelo elaborado sobre o objeto de interesse da organização;
  2. Sistema de Cadastro de Informações na forma de Questionários, para captura de dados pelas equipes de cadastro externas, configurado para dispositivos móveis e independente de conexão com a internet;
  3. Banco de dados exclusivo implementado como o Modelo do Objeto de interesse da organização e armazenamento na nuvem;
  4. Segurança da informação definida a nível de sistema e pela empresa provedora de hospedagem e acesso;
  5. Implantação ágil;
  6. Flexibilidade às alterações no sistema em todo período de vigência do contrato.

Uma Solução-Fractal consiste de um ou mais sistemas integrados, conforme a definição acima, projetados para atender necessidades específicas e agrupados sobre uma mesma interface gerencial ou organizacional. Dependendo das diretrizes da organização contratante, poderão trabalhar de forma integrada ou isolada. De qualquer forma, conforme descrito anteriormente, cada sistema integrado representa uma resposta completa às necessidades para as quais foram modelados.

O Core Business da Solução-Fractal

O foco do Fractal System consiste no desenvolvimento, implementação e atualização de Soluções específicas para cada cliente a partir de um processo ágil, econômico e seguro.

Core Bussiness da Solução-Fractal System

Apresentamos as principais definições que compõem o core business das Soluções desenvolvidas pelo Fractal System e que norteiam a nossa forma de contratação.

Modelagem da Solução-Fractal

Devida a nossa tecnologia inovadora, o cliente tem a possibilidade de obter respostas para questões do tipo:

  1. Quais são os itens que eu preciso levar em consideração na gestão de informações da minha rede para resolver os problemas atuais da gestão?
  2. Existe um sistema que possa me proporcionar o conhecimento que necessito da minha rede para enfrentar os atuais desafios da organização?

A modelagem da Solução-Fractal consiste no processo para adequar o objeto de gestão ao ponto de vista da organização.

Por exemplo, suponhamos a gestão de uma rede de ensino. Suponhamos ainda que o gestor tem como foco a manutenção da infraestrutura. Neste caso o foco do gestor não é o processo didático, fornecimento de merenda, frequência dos professores, desempenho dos alunos ou o patrimônio móvel. Seu foco é o prédio da escola. Então seu objeto de gestão "escola" será gerenciado a partir desta visão e a modelagem vai construir um sistema voltado para os compartimentos de uma escola, seus itens construtivos, acessórios, acessos, acessibilidade e respectivos requisitos ligados à manutenção predial. E ainda: todo o processo é desenvolvido no grau de detalhamento ou complexidade definido pela organização, exatamente de acordo com suas necessidades, legislação, normas e parâmetros em vigor.

Modelagem de Sistemas Integrados

Como exemplo, suponhamos que um Governo Estadual deseje implementar uma Solução-Fractal para o gerenciamento integrado de informações sobre suas áreas prioritárias de atuação: saúde, educação, segurança e recursos hídricos. Por exemplo, cada área temática poderá contar com o seu sistema próprio na seguinte forma:

Tabela Gestão Pública da Informação

Todos esses sistemas do exemplo permanecem integrados na mesma Solução-Fractal e cada qual possui seu modelo de gerenciamento das informações a partir da especificidade do seu objeto de gestão.

Assim, a partir deste modelo de contratação o usuário pode cadastrar no sistema de gestão da rede de ensino todas as suas escolas, localizá-las em mapa dinâmico, armazenar informações de cada um dos elementos de cada escola, processar as informações, realizar simulações, calcular índices e assim por diante. O mesmo se aplica aos demais sistemas exemplificados acima

Portanto, a modelagem é o processo ágil com foco no cliente que permite desenvolver sistemas integrados de gestão da informação específicos para cada organização, integrados na Solução-Fractal, em conformidade com o domínio, demandas, regras, diretivas, legislação, normas e dispositivos que regulam o negócio da organização. Em resumo, a modelagem adota como ponto de partida o objeto de gestão definido pelo cliente e envolve a utilização do Fractal System, a tecnologia que constitui know-how da empresa Paradigma S.A e as interações com as partes interessadas da organização. A modelagem pode ter como ponto de partida o marco zero ou um protótipo já desenvolvido pela empresa Paradigma S.A. Seja qual for o ponto de partida, o processo ocorre em tempo real, de forma ágil e segura. A modelagem define a estrutura da Solução que será utilizada pelo cliente. Conforme já foi assinalado, os sistemas resultantes são integrados no banco de dados, possuem robusta camada de código e interfaces amigáveis

Cadastramento inicial dos elementos de gestão

São as informações que identificam de forma concreta e visível os diversos elementos da organização que constituem o objeto da gestão. Ocorre após a modelagem da Solução-Fractal.

Por exemplo, supondo-se que a Solução foi desenvolvida para a gestão de informações sobre a infraestrutura de uma rede de lojas. O cadastramento inicial poderá envolver: a geolocalização de cada loja no mapa da Solução; o nome de cada loja com suas informações cadastrais; a quantificação e a identificação dos compartimentos de cada loja; o cadastramento da planta baixa de cada loja para consulta e auxílio à navegação na Solução; fotografias e dimensões de cada elemento construtivo, a documentação de cada loja, itens de manutenção e segurança do trabalho e assim por diante.

Cadastramento-inicial - Google maps - Fractal System
elementos-de-gestão Fractal System
elementos-de-gestão Fractal System

O nível de detalhamento do cadastramento inicial dependerá sempre das diretivas do cliente e da disponibilidade de informações na organização contratante. Caso o cliente deseje, a empresa Paradigma S.A. poderá fornecer os serviços de inspeção em campo para o levantamento de informações cadastrais específicas que a organização ainda não disponha ou que não estejam atualizadas, a partir de pesquisadores de campo treinados e habilitados para este tipo de trabalho.

Alimentação progressiva

A partir da modelagem e do cadastramento inicial, a Solução pode ser alimentada de forma progressiva com as informações que compõem o foco do contrato. Adotando-se o mesmo exemplo: informações semanais sobre cada item de manutenção de cada loja da rede, incluindo fotos e documentos em formato PDF, podem ser armazenadas na Solução e consultadas em tempo real através da web mediante permissão de acesso por login e senha.

A alimentação pode ocorrer de diferentes modos, entre os quais destacamos: pelos usuários da organização mediante interação direta com a Solução-Fractal; através da importação de dados fornecidos pela organização; a partir da integração com dispositivos tecnológicos que forneçam os dados; por profissionais contratados para realização de inspeções, auditorias e similares. O cliente define por ocasião do planejamento da contratação as formas de alimentação da Solução-Fractal.

Alimentação automatizada através de plugins

Diversas organizações possuem muitos dados sobre o objeto de interesse, sendo constantemente produzidos por sistemas legados. Para estes casos, a alimentação da Solução-Fractal tradicional através de questionários torna-se inviável, seja pela quantidade da dados existentes, pela velocidade em que são produzidos ou pela formatação que apresentem.

A alimentação de uma Solução Fractal modelada sob este contexto é realizada por módulos de sistema (plugins) desenvolvidos pela equipe da Paradigma S.A., a partir do Modelo de Negócio e instalados na estrutura da organização contratante. Estes “plugins” possuem a responsabilidade de receber os dados de sistemas legados, de bancos de dados ou de arquivos de dados, traduzindo toda a informação obtida para o modelo da Solução-Fractal desenvolvida para a organização.

Alimentação automatizada através de plugins - Fractal System

Utilização da Solução-Fractal

A utilização da Solução-Fractal é o conjunto de processos realizados pelos usuários visando à gestão de informações da organização envolvendo: cadastramento e alimentação da solução com documentos, imagens, vídeos, coordenadas, links e outros tipos de dados; consultas específicas às informações; processamento de informações e respectiva visualização de resultados; realização de simulações com dados; gerenciamento de alertas; geolocalização de objetos, índices e indicadores e planos de ações disponíveis. A utilização da solução ocorre mediante acesso pela web protegido por permissões estabelecidas segundo as diretivas de cada cliente.

A dimensão escalável de cada Solução-Fractal

O cliente poderá incluir novos objetos ou elementos de gestão na Solução-Fractal no decorrer da execução do projeto sem a necessidade de atividades de programação ou análise de sistemas.

Retomando o exemplo anterior:

Supondo-se que a Solução-Fractal tenha como objetivo a gestão de uma rede de lojas, o cliente poderá incluir – em tempo real – uma ou mais lojas na Solução-Fractal de forma rápida e segura. O cadastramento de cada loja será imediato e cada uma das lojas inseridas estará automaticamente integrada à totalidade da rede de lojas a partir das funcionalidades, requisitos e interfaces constantes da solução

A-dimensão-escalável - Google Maps - Fractal System
A-dimensão-escalável- Fractal System
A-dimensão-escalável-de-cada-Solução-Fractal

O mesmo se aplica ao cadastramento dos elementos que compõem o modelo de gestão como, por exemplo: os compartimentos de cada loja; equipamentos; estacionamentos; reestruturação da infraestrutura; estruturas isoladas e assim por diante.  Todas as inclusões de novos elementos de gestão ocorrem preservando-se as informações já armazenadas e sem a necessidade de serviços de programação e análise de sistemas.

Objetivo central do projeto

Fornecer serviços de gerenciamento de informações, modelo SaaS, para a organização mediante a utilização de Solução de Tecnologia da Informação modelada pela ferramenta FRACTAL SYSTEM.

Tabela modelo Fractal

Objeto

Prestação de serviços de gerenciamento de informações para a organização mediante a utilização de Solução de Tecnologia da Informação modelada pela ferramenta FRACTAL SYSTEM, denominada SOLUÇÃO-FRACTAL, incluindo assistência técnica, serviços de manutenção e treinamento de usuários.

Gestão do contrato

A gestão do contrato terá como referência os documentos ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS E DAS FUNCIONALIDADES DA SOLUÇÃO-FRACTAL e PLANO DO PROJETO PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS. A empresa Paradigma S.A designará um gerente executivo que responderá pela condução das atividades do projeto.

Marco zero do projeto – instalação da Solução-Fractal

O marco zero consiste na primeira etapa da execução do projeto após a celebração do contrato e envolve a instalação da Solução-Fractal em conformidade com os requisitos e demais parâmetros estabelecidos no planejamento da contratação.

Escopo de cada Solução-Fractal

O Fractal System permite ao Gestor obter Inteligência da Informação através de um evento chave que é a essência da Solução-Fractal, denominado Modelagem do Sistema. Nesta etapa é que são definidos todos os elementos primordiais, tais como: a ontologia, os objetos, os tipos de entidades, as entidades, as questões e seus atributos.

Escopo de cada Solução-Fractal

Uma Solução-Fractal pode ser modificada de forma análoga ao processo de modelagem: o Fractal System permite realizar modificações no modelo de forma ágil e segura, em conformidade com as solicitações do cliente, preservando as informações já armazenadas na solução em funcionamento

Em resumo, a organização pode aprimorar seu ponto de vista sobre o objeto de gestão adequando-o às suas necessidades de forma progressiva, sem os obstáculos dos longos processos de desenvolvimento da TI convencional e sem as restrições dos sistemas pré-fabricados.

As modificações na estrutura de uma Solução-Fractal podem ser de ordem quantitativas e qualitativas:

  1. As modificações de ordem quantitativas, dependendo da intensidade, podem causar impacto na infraestrutura de hardware, armazenamento e acesso inicialmente dimensionada para a Solução-Fractal, tendo como consequência direta no overhead de custos para Paradigma S.A. Tais condições serão explicitadas na proposta técnica-financeira e constarão como cláusulas contratuais específicas.
  2. As modificações de ordem qualitativas estão diretamente relacionadas ao processo de modelagem, pois sobre ele toda a Solução-Fractal é estruturada. As alterações no modelo durante a execução do projeto são perfeitamente possíveis, no entanto, também deverão ser levados em consideração a intensidade e complexidade de tais modificações e o overhead de custos que acarretam sobre a Paradigma S.A. Estas condições também constarão como cláusulas contratuais específicas.

PRIMEIRO PASSO | Interação Inicial (Análise de Requisitos)

A organização recebe informações sobre os requisitos, funcionalidades e possibilidades de aplicações da Solução-Fractal.

A organização expõe suas demandas e expectativas com respeito à Solução-Fractal. Este processo inclui informações sobre:

  • Escopo e aplicações da futura Solução-Fractal.
  • Parâmetros e requisitos de natureza técnica e jurídica para modelagem da futura Solução-Fractal.
  • Formas de alimentação da ferramenta e periodicidade da alimentação.
  • Utilização das funcionalidades.
  • Formas de recuperação das informações.
  • Requisitos de segurança.

A Paradigma S.A. poderá solicitar a organização que preencha um formulário para o levantamento das demandas e dos requisitos que deverão constar no “Modelo 1.0” da Solução-Fractal. Poderá solicitar também reuniões técnicas, documentação extra de referência e dados relevantes para o refinamento do entendimento.

SEGUNDO PASSO | Planejamento da Contratação

A equipe da empresa Paradigma S.A. elaborará os documentos de planejamento com base nas informações organizadas na interação inicial.

  • DOCUMENTO-1 – ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS E DAS FUNCIONALIDADES DA SOLUÇÃO-FRACTAL

Deverá conter as especificações dos requisitos e das funcionalidades que a organização-contratante encontrará na Solução-Fractal no decorrer da execução do contrato.

  • DOCUMENTO-2 – PLANO DO PROJETO PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

Constitui o detalhamento do projeto de execução dos serviços com base nos seguintes requisitos gerais: gestão do projeto; infraestrutura; atividades; entregas; responsabilidades; assistência técnica; cronograma de atividades, de produtos e financeiro; comunicação; treinamento dos usuários; monitoramento e controle.

A equipe da empresa Paradigma S.A. submeterá a versão inicial dos documentos de planejamento a organização para validação. Se for o caso, ocorrerão sucessivos ajustes até a obtenção da versão final dos documentos que passarão a integrar o contrato.

TERCEIRO PASSO | Celebração do Contrato

O presente documento trata dos aspectos gerais do contrato, entre os quais voltamos a destacar os seguintes:

  • O contrato será celebrado adotando os documentos de planejamento da contratação como partes integrantes do documento formal.
  • O contrato especificará o preço total dos serviços que consiste no preço da execução do projeto de prestação de serviços com duração mínima de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado com interesse das partes.

Consideramos que o caminho para contratação acima descrito oferece muita segurança, economia de esforços e garantias para a organização. Os aspectos mais relevantes desta forma de contratar são: por um lado, o cliente conta com entregas rápidas e claramente definidas; por outro lado, o cliente possui o controle analítico e operacional para que cada desembolso financeiro seja realizado com a devida segurança.

DIRETORIA DA PARADIGMA S.A. – PROJETOS E SOLUÇÕES INOVADORAS

Copyright © 2019 Todos os direitos reservados | Paradigma S.A.
O nosso site utiliza cookies para melhorar o conteúdo e garantir que você tenha a melhor experiência conosco.

Qualquer dúvida consulte nossos termos de privacidade.