O que é o Fractal System?

O Fractal System é um Sistema de Inteligência da Informação, desenvolvido pela empresa PARADIGMA S.A. – PROJETOS E SOLUÇÕES INOVADORAS, a partir de uma forte inspiração para se criar uma solução capaz de diagnosticar com dados qualquer tipo de objeto que possa ser conhecido pelo ser humano.

Tecnicamente, consiste em um ambiente computacional que oferece suporte à construção de uma Solução-Fractal ou de várias Soluções-Fractal, sendo estas soluções elaboradas a partir da modelagem do objeto de interesse da organização segundo o ponto de vista do gestor.

Cada sistema criado representa uma solução completa, privativa e de acesso exclusivo à organização contratante. Em termos gerais, o produto resultante possui as seguintes características:

  • Sistema de Informação completo, disponibilizado em computação na nuvem, com todas as funcionalidades para diagnóstico e análise de dados, construído segundo as especificações do modelo elaborado sobre o objeto de interesse da organização;
  • Sistema de Cadastro de Informações na forma de Questionários, para captura de dados pelas equipes de cadastro externas, configurado para dispositivos móveis e independentes de conexão com a internet;
  • Banco de dados exclusivo implementado com o Modelo do Objeto de interesse da organização e armazenamento na nuvem;
  • Segurança da informação definida a nível de sistema e pela empresa provedora de hospedagem e acesso;
  • Implantação ágil;
  • Flexibilidade nas alterações no sistema em todo período de vigência do contrato.

A PARADIGMA S.A. – PROJETOS E SOLUÇÕES INOVADORAS possui em seu portfólio diversos modelos desenvolvidos no Fractal System que abrangem grandes redes varejistas, redes de escolas, de estádios de futebol, de aeroportos, de shopping centers, de lojas de departamentos, de academias de ginástica, de postos de combustíveis e lojas de conveniências, redes de estações metroviárias, rodovias, gestão de recursos hídricos, gerenciamento de eventos críticos, dentre outros.

O que é uma Solução-Fractal?

Uma Solução-Fractal consiste em um sistema específico conforme a definição do tópico anterior, projetado para atender a necessidades específicas e agrupadas sobre uma mesma interface de usuário. Dependendo das diretrizes da organização contratante, poderá trabalhar de forma integrada ou isolada, pois, cada sistema integrado representa uma resposta completa às necessidades para as quais foi modelado.

O que posso fazer com o Fractal?

O Fractal System é um sistema que permite diagnosticar uma rede ou coleção de objetos de interesse da organização, realização de análises espaciais e temporais, criação de cenários, aplicação de ações preditivas, preventivas e corretivas e estabelecer planos de ação/intervenção.

Como um exemplo de caso usual utilizado hoje no mercado, consideremos uma organização que possua uma grande rede de lojas distribuídas em todo o território nacional. Periodicamente, equipes de pesquisadores/auditores são enviadas “in loco” para capturar informações. Estas informações são reunidas e digitalizadas em planilhas eletrônicas, analisadas por estatísticos e/ou cientistas de dados, transformadas em relatórios analíticos e só então, após um considerável período, disponibilizadas ao gestor. Fato este que dificulta, de forma categórica, a imediata tomada de decisão.

O Fractal System realiza tudo isso! Porém de forma completamente INTELIGENTE e IMEDIATA.

A partir de princípios epistemológicos, da lógica e da matemática avançada, o algoritmo recursivo do Fractal permite, de forma automática, dar relevância e qualificação a todas as informações existentes no sistema.

O Fractal System possui uma sofisticada estrutura de armazenamento de dados que permite que, à medida que os dados são inseridos no sistema, as ferramentas de análise já refletem imediatamente as novas informações.

Esta forma diferenciada de estruturação de dados permite ao Fractal realizar o cruzamento de informações de elementos completamente diferentes através de semelhanças conceituais, gerando indicadores e índices. Trata-se, portanto, de algo totalmente novo no mercado de ferramentas de Inteligência da Informação.

A organização é capaz de realizar QUALQUER tipo de análise a partir da construção do modelo conceitual, obtendo conhecimento dos seus principais pontos positivos e negativos – não apenas de cada parte e detalhe dos objetos, mas também da organização como um todo. A partir daí a organização possui a inteligência necessária para a tomada de decisão, visando a sua constante melhoria contínua.

 

Como o Fractal pode ajudar a minha organização a obter Vantagem Competitiva?

Atualmente, dentro das organizações, os avanços puramente tecnológicos trazem vantagem competitiva por período de tempo cada vez mais curto. Uma vez que tais avanços tecnológicos são em geral acessíveis a todas as organizações, a balança competitiva acaba se reequilibrando no decorrer do tempo. No entanto, o conhecimento produzido internamente, legado entre geração de gestores e especialistas, não pode ser copiado e nem acessado externamente. Este patrimônio riquíssimo de conhecimento é o que gera na atualidade uma grande Vantagem Competitiva.

O Fractal System, embora sendo um artefato tecnológico, atua justamente na geração deste patrimônio de conhecimento legado, pois “imerge” na estrutura da organização, buscando conhecimento interno a ela, permitindo ao gestor conhecer os pontos fortes e frágeis da rede de negócios de sua organização e tomar decisões baseadas na análise de dados.

 

Qual é o público-alvo do Fractal System?

O Fractal System foi projetado para modelar soluções que atendam às necessidades de todo o tipo de organização. No entanto, existe uma vocação inerente ao sistema para modelagem de soluções envolvendo redes de negócios. Neste sentido, o público-alvo do Fractal System é qualquer organização que deseje realizar controle de sua rede com inteligência e efetividade. O Fractal é uma solução completa de Inteligência da Informação, permitindo ao gestor da rede obter informações precisas e detalhadas de todos os aspectos de cada unidade da rede, com significativa economia de tempo e recursos.

 

Como o Fractal System funciona?

O Fractal System foi concebido a partir de métodos e conceitos da teoria do conhecimento, da lógica e da matemática avançada, procurando imitar as funções básicas do conhecimento humano. Sua ação busca compreender de forma aprofundada a organização, objeto ou área de interesse do gestor, de forma similar à que um ser humano faria: “através de perguntas”, desconstruindo formas e conceitos complexos em partes menores, simples e modeláveis como um LEGO.

O nome Fractal System foi inspirado nas novas geometrias recursivas. A recursividade constitui uma das maiores conquistas da mente humana, envolvendo a possibilidade de pensar funções de funções de funções. Isto é, no Fractal System, o objeto de interesse da organização é desconstruído em partes funcionais capazes de responder tudo sobre si mesmas e essas, por sua vez, podem ser desconstruídas, de forma recursiva, em partes funcionais ainda menores, criando uma estrutura em forma de árvore de metadados que representa o Modelo da solução desejada.

O Fractal funciona a partir destes Modelos, que são geralmente elaborados pela interação entre a equipe da Paradigma e a da organização contratante. No Fractal, cada modelo é implementado em uma solução personalizada (na forma de Sistema de Informação WEB) pronta para uso imediato com todas as especificações, com seu próprio banco de dados, regras de acesso à informação, gerenciamento de usuários e um conjunto de funcionalidades para análise das informações e realização de diagnósticos. Além disso, o sistema criado possui a flexibilidade necessária para se ajustar a novas demandas, acompanhando desta forma a evolução natural da organização.

Quando uma nova solução é criada no Fractal, como é de se esperar, o banco de dados está inicialmente vazio, contando apenas com uma estrutura gerada durante o processo de modelagem: o Questionário.

Os Questionários são unidades lógicas de alimentação de informações no sistema. A partir deles, as equipes de campo, periodicamente, visitam as unidades cadastrais definidas no modelo, sejam elas redes varejistas, redes de escolas, de estádios de futebol, de aeroportos, de shopping centers, de lojas de departamentos, de academias de ginástica, de postos de combustível e lojas de conveniências, de estações metroviárias e ferroviárias, rodovias, gestão de recursos hídricos, gerenciamento de eventos críticos, barragens, agências reguladoras, dentre qualquer objeto que possa ser conhecido pela mente humana.

Os Questionários poderão ser alimentados pela utilização de sistemas legados da organização contratante, bancos de dados externos, WEB Services e através de tecnologias de transporte de dados (XML, JSON, CSV).

É importante ressaltar que o sistema resultante é altamente responsivo. Uma vez que os dados estejam cadastrados, ele está totalmente apto a oferecer diagnósticos sobre diversos aspectos do objeto de interesse da organização, através de um conjunto de ferramentas como mapas interativos, diagramas, indicadores, índices, relatórios, planos de ação, alertas, busca avançada, permitindo ao usuário realizar análises espaciais, temporais, simulação de cenários, bem como análises preditivas, preventivas e corretivas. 

Como posso utilizar o Fractal sem a necessidade de diagnóstico em campo?

No decorrer deste documento, o Fractal System foi apresentado como uma plataforma de modelagem e criação de soluções sistêmicas a partir do objeto de interesse de cada organização. Quando tal objeto é uma rede de negócios tradicional (lojas, filiais, unidades, franquias, etc.), fica fácil perceber sua implementação e a necessidade de captura das informações em campo através de questionários. Porém, nos casos em que a organização necessite utilizar dados já existentes em seus diversos sistemas, o que fazer?

Na verdade, é bastante comum identificarmos organizações com necessidades e demandas específicas para uma Solução-Fractal, contendo muitos dados armazenados e/ou sendo produzidas por sistemas legados sobre o objeto de interesse da organização. Nestes casos, a alimentação da Solução-Fractal, através de questionários torna-se inviável, seja pela quantidade de dados existentes, pela velocidade em que são produzidos ou pela formatação que apresente.

Para estes casos, a equipe da Paradigma e a equipe da organização contratante, em conjunto, criarão no Fractal um Modelo de Negócio específico baseado nos dados existentes e produzidos pelos sistemas legados. A partir deste modelo, é estruturado um Sistema de Informação WEB (Solução-Fractal), capaz de diagnosticar o objeto de interesse e apresentar respostas às questões definidas de forma automatizada e integrada.

A alimentação de uma Solução-Fractal, modelada sob este contexto, é realizada por módulos de sistemas (plugins), desenvolvidos pela equipe da Paradigma, a partir do Modelo de Negócio e instalados na estrutura da organização contratante. Estes “plugins” possuem a responsabilidade de receber os dados de um sistema legado específico, bancos de dados ou arquivos de dados, traduzindo a informação bruta para o modelo de dados do Fractal, inserindo-a no banco de dados da Solução criada para a organização. 

O Fractal System pode ser comparado a um sistema B.I. (Business Intelligence)?

Sendo o Fractal um sistema de Inteligência da Informação, torna-se inevitável sua comparação com um Sistema Business Intelligence, principalmente em razão da existência de pontos de intercessão entre eles. No entanto, o Fractal System possui um nível de especialização ao qual os sistemas Business Intelligence não se propõem. As soluções construídas através do Fractal System buscam atender a demandas e necessidades específicas identificadas pelo gestor e modeladas a quatro mãos entre as equipes da Paradigma e da organização contratante.

Pelo fato de ser mais específica, uma Solução-Fractal geralmente é mais leve, efetivamente mais ágil, muito mais econômica e permite uma interação mais direta com o usuário final, dispensando a necessidade de contração de especialistas para sua operacionalização.

Uma Solução-Fractal cria o conhecimento interno da organização, privativo e legado, através da sua capacidade de imersão estrutural e desconstrução do objeto de interesse da organização, formulando perguntas recursivas que, quando respondidas, constroem um capital valiosíssimo de conhecimento que não pode ser copiado. Algo que somente uma ferramenta concebida a partir de métodos e conceitos da teoria do conhecimento, da lógica e da matemática avançada pode oferecer. 

O Fractal System é Framework?

Sim, o Fractal System pode ser considerado um framework no sentido de ser um ambiente computacional com funcionalidades, bibliotecas e templates que auxiliam na criação de sistemas integrados e no gerenciamento ágil de projetos.

Um diferencial importante do Fractal System enquanto framework é o fato de ele depender diretamente da existência de Modelos de Negócios para a construção de soluções. E, conforme descrito anteriormente neste documento, este tipo de modelagem, totalmente baseada em conceitos epistemológicos, é notoriamente diferente dos padrões encontrados no mercado.  Por esse motivo, a Paradigma optou pela comercialização da Solução-Fractal em detrimento da comercialização do framework.

O foco da Paradigma está totalmente direcionado ao atendimento ágil das necessidades de cada organização como solução sob medida criada a partir do Fractal System. 

Como a Paradigma S.A. disponibiliza uma Solução-Fractal para o cliente?

Uma Solução-Fractal é um Sistema de Informação criado a partir do Fractal System e disponibilizado em computação na nuvem seguindo o modelo SaaS“Software as a Service ou Software como um Serviço”. Este modelo foi escolhido pela Paradigma por sua segurança, tranquilidade, simplicidade, agilidade e alta acessibilidade para a Organização

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.